Atualmente, diversas cidades estão a fazer cada vez mais investimentos em ciclovias e outras formas de promoção da mobilidade em bicicleta.
No entanto devido a inexperiência de alguns técnicos sobre esta matéria, os resultados acabam por ser mais prejudiciais que benéficos, pois é costume acentuar os conflitos entre modos ativos de mobilidade, nomeadamente modo pedestre e ciclismo, pois muitas ciclovias têm sido construídas sobre espaço pedonal.
Ativista Vera Veritas, defende que, aquando da construção de uma ciclovia, os municípios devem ter os seguintes pontos bem assentes:
- Colocar as ciclovias em local diferente da zona pedonal e com delimitação física desta; e sempre que possível ao lado da via rodoviária;
- Obter espaço par a sua construção deve ser sempre à custa de remoção do espaço da via rodoviária e nunca da via pedestre. Se tal não for possível, é preferível evitar a construção da ciclovia;
- A ciclovia deve ser contínua e sempre com número de interrupções do trajeto, igual ou menor que o trajeto equivalente;
- Fazer preferencialmente, sempre que possível, ciclovias uniderecionais, uma para cada sentido, do lado direito;
- Evitar construção de ciclovias, em que do lado direito destas, existam lugares de estacionamento.
Leonel Guerreiro Martins – Ob Públicas, Lda informa com muito orgulho que participou ativamente na realização dos trabalhas necessários para a concretização do circuito pedonal/ciclovia de Vale do Lobo em 2015.




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